Apresentadores de canal do YouTube utilizam drogas para informar sobre os efeitos

Drugslab é canal do Youtube, criado pela emissora holandesa BNN, que tem como meta informar e reduzir danos gerados pelas drogas. Cada episódio é dedicado a uma droga diferente e tem vídeo novo toda sexta-feira. Eles contam a história da droga, se há aplicações medicinais, efeitos e danos causados por ela e como consumi-la com segurança. Até então não é nenhuma novidade, mas a forma como é feito sim, é de fato diferenciada: Eles a consomem.

“Não havia na internet um programa que desse essas informações de forma precisa para os jovens. Não há um jeito melhor de fazer isso do que usá-las em frente à câmera”, afirmou Jelle Klumpenaar, criador e produtor do canal, à BBC Brasil. O programa é voltado para o público jovem e o principal objetivo é informar melhor para evitar acidentes, e por isso preferem utilizar uma linguagem que chega até o público, que prefere claramente pessoas reais a roteiros pré-escritos.

Apesar das boas intenções há quem acredite que o canal possa incentivar o consumo, e além disso ensino a usar drogas de forma segura. Muito disso passa por como a sociedade lida com as drogas. Na Holanda, país de origem dos criadores, as drogas consideradas leves são liberadas e consumo controlado pelo governo. Em minha humilde opinião, para a juventude é importante uma abordagem diferenciada do assunto.

Ao passo que também pode ser passada uma forma de consumir a droga sem que haja efeitos colaterais, e isso é muito perigoso. Apesar disso curto muito a ideia do canal. Não posso sugerir algo assim aqui no Brasil, pois o consumo de todas as drogas são consideradas ilegais.

Via BBC Brasil.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.