A cultura pop e seu amor por meninas silenciosas e violentas

River Tam, Eleven , Lisbeth Salander, Tenente Ripley, Arya Stark ,Furiosa e agora Laura (x-23)

Alem de mulheres fortes, que tem que se virar sozinha, elas possuem mais uma coisa em comum. São caladonas, introspectivas.

Se por um lado, temos personagens masculinos bem falastrões, com monólogos onde falam ou lembram de um grande trauma, ou o motivo de sua vingança, por outro as personagens femininas são silenciosas, e contam sua história muitas vezes por um olhar.

X_23Laura é a única personagem feminina que age com força em Logan, e ela não fala  a maior parte do filme. Em vez disso, sua presença silenciosa e destruída por si só motivam Logan a intensificar e assumir a responsabilidade por ela. (Sem spoilers, mas a semelhança mutante também ajuda.)

Se você teve um déjà vu enquanto viu Laura literalmente cortou os bandidos de seu caminho, é provavelmente porque nem um ano se passou desde que uma menina chamada Eleven saiu de sua instalação experimental  para falar em monossílabos enquanto encarava vilões com o dobro de seu tamanho. No caso de Stranger Things, a menina silenciosa e mortal não era a única personagem feminina do show, mas é interessante notar que ela foi/é a que usa força e violência.

A maravilhosa tenente Ripley até falava, mas somente o necessário. Ela matou amigos que estavam com ovos de Alien na barriga, enfrentou a mãe Alien e quando foi infectada, se matou para salvar a humanidade.  Tudo isso sem monólogos onde repassava toda a sua saga ou planos.

ellen-ripley

Lisbeth Salander foi interpretada por Roonney Mara, Noomi Rapace e Tehilla Blad para a Trilogia Millennium na TV e no cinema. E em todas as versões a cracker tatuada sempre deixa claro que “nunca enfrente Lisbeth Salander. Sua atitude com o resto do mundo é a de, se alguém a ameaça com uma arma, ela terá uma arma maior”

Noomi-Rapace-as-Lisbeth-Salander-noomi-rapace-32736486-1270-540

River Tam de Serenity e Firefly não teve muito retorno financeiro. A personagem que saiu da série para finalizar a história no cinema, enquanto estava nas mãos dos médicos e cientistas da Aliança, River foi extensivamente experimentada, incluindo a cirurgia que removeu sua amígdala e que a faz sentir tudo sem poder filtrar seus sentimentos. É mostrada a progressão de sua adolescência  e sugestões de suas habilidades psíquicas onde se questiona até sua sanidade.

tumblr_inline_o1fojhpFw11sepggj_500

Vampira e X-men oscila entre não se aceitar e temer a falta de controle de seus poderes. Ela é uma das mais isoladas personagens, mas nas HQs ela sabe usar seu poder para vencer seus oponentes sem pensar duas vezes.

2LrbjpT

Furiosa de Mad Max é bem diferente de outra mulher forte da franquia , Aunty ( Tina Turner). Falando o necessário , usando a força e sendo bruta sem pensar duas vezes , ela passa todo o filme passando através do olhar o peso de ser a salvadora.

Essa visão da mulher silenciosa mas fatal, tem feito e ainda fará mais história no cultura pop. O público gosta dessa personalidade. Desse modo introspectivo e decisivo. Gostam da mulher vingativa de poucas palavras.

Imperator_furiosa2

 

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.