Facebook ‘lerá’ fotos para deficientes visuais

A internet está deixando de ser textual para ser visual. Hoje as fotos estão dominando cada vez mais toda a internet, e as redes sociais não conseguem escapar disso. Para os textos os deficientes visuais já possuem ferramenta de leitura, os screenreaders. As imagens no máximo possuem descritores que são lidos pelos cegos através da hashtag paracegover.

Nesta terça feira (05/04/2016) o Facebook lançou uma ferramenta que pode mudar isso. A ideia foi de Matt King, engenheiro da rede social que ficou cego após uma retinite pigmentosa, condição que destrói as células sensíveis a luz na retina. A tecnologia de King decifra textualmente uma imagem e já foi treinado para identificar carros e comidas.

matt

Atualmente o sistema só consegue descrever imagens em termos básicos, mas já vem sendo treinado para identificar vários objetos comuns, e como utiliza algoritmos de inteligência artificial quanto mais treinar melhor ficará a identificação. A imagem é descrita como texto alternativo.

No futuro, King deseja que a ferramente seja capaz de ler fotos e identificar os rostos de quem estiver nela, pelo nome da pessoa. No momento o sistema só está disponível para iOS e em algumas regiões.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.