Pesquisadores simulam paredes em VR através de choques

Não se assustem, o choque elétrico não chega a machucar os usuários. Uma equipe de pesquisadores do Hasso-Plattner-Institut apresentou em uma conferência um sistema capaz de simular paredes, ou o levantamento de objetos, através de estímulos elétricos musculares.

A coisa toda é bem “simples” e você só precisa de um estimulador muscular eletrônico (aqui foi utilizado um de oito canais) em uma mochila, um simulador de realidade virtual, um Samsung GearVR, um dispositivo para capturar o movimento das mãos e outro para captura de movimentos em geral. Viu, simples e barato!

LEIA TAMBÉM Warner Bros. está preparando mais um filme da franquia Matrix

Os eletrodos foram conectados aos braços e antebraços dos usuários, que automaticamente davam choque elétricos ao encostarem em uma parede, ou levantarem um objeto. Duas simulações foram feitas: uma deles que o choque era proporcional à força feita para empurrar a parede, em outras os usuários estariam levantando um objeto leve.

A tecnologia não é nova, e segunda um dos participantes dos testes durante a conferência, realística, mas como possui uma exigência técnica barata pode facilmente integrado a outras experiências, pelo menos é o que afirma Pedro Lopes, o co-autor do estudo. A ideia seguinte é obter mais sensações e até mesmo mais força a ser aplicada. O trabalho completo pode ser lido aqui.

Via Engadget.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.