Las Chicas Del Cable | Uma série sobre 1920 ou 2017 ?

Machismo, feminismo , relacionamentos abusivos, sororidade, mainsplanning. Palavras “modernas” que apenas nomeiam coisas não tão modernas assim.

Las Chicas Del Cable é  a primeira série espanhola da Netflix, se passa em 1920 e tem como cenário uma companhia telefônica. Seus personagens femininos são na maioria as telefonistas que lá trabalham. A série fala sobre como é ser mulher nos anos 20. Quando homens manavam, nenhuma mulher almejava um cargo bom, quando uma mulher ficava casada pelos filhos, quando as características físicas eram decisivas numa contratação de trabalho. Um tempo onde esperavam uma posição submissa de uma mulher decente. E que as mulheres lutavam , faziam um trabalho de formiguinha, para provar que merecem seu espaço. Que podem fazer qualquer trabalho. Um tempo onde a mulher queria ser mais do que uma dona de casa. Não , não estou falando da atualidade.Ou estou ?

Las chicas usa bem essas infelizes situações que ainda persistem. E mostra um grupo de mulheres que lutaram , e lutam, para que tenhamos nosso lugar.

As personagens são mulheres que amam, odeiam, bebem, choram , riem , brigam e trabalham muito. Voce assiste pensando ” Seria amiga delas, daria altos rolês com essas minas “.

A série é estrelada por Ana Fernandez, Nadia de Santiago, Blanca Suarez e Maggie Civantos entre outras , rostos não conhecidos por aqui, mas de grande talento.

A trama principal fala sobre Alba, uma ladra profissional que vai trabalhar na companhia somente para furtar uma quantia. Lá ela encontra seu amor do passado. Mas não pense que você vai ver um romance mela cueca  água com açúcar. Alba, que assume o nome de Lídia, dá várias aulas sobre como é necessário ter empatia. Mesmo a personagem principal sendo uma criminosa, temos exemplos lindos de amizade e sororidade. Ela põe seus planos de lado quando vê que o bem coletivo é mais importante. Que aquelas mulheres estão numa luta diária contra um mundo que as oprime. Em alguns momentos , até a capacidade de raciocinar é questionada.

A implementação de um sistema moderno, que causaria a demissão de muitas funcionárias, as unem. Elas mostram que a mulher pode ser o que ela quiser. Contando apenas umas com as outras, já que são consideradas totalmente descartáveis.

 

A série é perfeita ? Não. Nunca é.

A escolha das músicas me incomoda muito. Achei muio modernas e muitas vezes destoam da cena ou até mesmo da dança. Mas a trama é boa então você acaba relevando( eu não relevei).

De todas as séries que indiquei aqui, Las Chicas Del Cable é uma que não é só indicada. É necessária. É para mulheres, homens, é para quem luta e para quem acha que não existe machismo. É 1920, mas é 2017.

 

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.